Encontro no Sinpro Campinas aprofunda debate sobre instituições católicas

A Fepesp saúda o Sinpro Campinas pelo Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento ocorreu na sede do Sindicato, dias 7 e 8. Realizado em formato híbrido, com amplas participações, o Encontro teve apoio, entre outras entidades, da Apropucc e do CES (Centro de Estudos Sindicais).

O Encontro lançou luzes sobre o papel da universidade frente aos desafios educacionais, a importância das Humanidades e também da democracia no ambiente acadêmico católico. Celso Napolitano, presidente da nossa Federação, por meio da plataforma Zoom, falou na abertura. A noite da sexta teve palestra do filósofo e educador Alípio Casali – tema “Diferencial e Razão de Ser da Universidade Católica”.

Sábado – Palestras do sociólogo Márcio Roberto Tangerino, ex-professor da PUC-Campinas, e de Madalena Guasco Peixoto, diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Uma Comissão finaliza a Carta Coletiva com a síntese dos debates, diretrizes e propostas do Encontro. Houve apresentação do coral do Sinpro Campinas, regido pelo professor Paulo Cosiuc.

A professora Conceição Fornasari, presidenta do Sinpro Campinas, ressalta a oportunidade de reunir a comunidade acadêmica pra um debate cada vez mais necessário. “Imprescindível garantir que a democracia não morra e as instituições católicas contribuam a fim de garantir espaço às lutas e reivindicações no ambiente acadêmico, por uma educação de excelência e trabalho docente”, afirma.

Segundo a presidenta Concenição, a ideia original do evento nasceu das visitas constantes do Sinpro aos professores da PUC-Campinas na campanha salarial, quando surgiram também outras demandas e denúncias acerca de demissões arbitrárias e descumprimento de cláusulas da Convenção Coletiva da categoria.

O Encontro nacional das PUCs, UCs e Colégios de Aplicação ganhou dimensão internacional, com a participação, entre outras, de Bernardo Beltrán, Diretor de Relações Internacionais do Sindicato dos Professores da Rede Privada da Argentina (professorado já sente os efeitos do extremismo de Milei). O próprio Vaticano mandou saudação ao Encontro, por meio do Cardeal José Tolentino de Mendonça.

Sequência – A Carta será veiculada nos próximos dias e o Sinpro Campinas planeja editar revista virtual do Encontro, que poderá ganhar versão impressa. O gesto do Vaticano será retribuído com uma Carta ao Papa Francisco. Já se projeta um próximo Encontro ano que vem, com apoio, entre outras, da Confederação, a Contee, além de entidades estudantis.

Plenária – Aprovada a Carta ao Encontro, que traça o plano de ação e a continuidade das lutas. Alguns pontos:

  • Novo Encontro já no primeiro semestre de 2025.
  • Encontro Nacional das Adpucs e Apropuccs.
  • Encontro Nacional das IES da Educação Superior pela Contee, entre outros.

Categoria – Participaram representantes dos Sinpros Goiás, Santos, Sorocaba, São Paulo, entre outros, e professores de todo País, de modo presencial ou virtual.

A Fepesp destaca o peso, a amplitude e a simbologia do Encontro pensado, organizado e sediado pelo Sinpro Campinas.

Fonte: Fepesp

Artigos relacionados

Notícias

Chopp comCiência aborda causa e controle da Febre Amarela

O tema em debate na próxima edição do Chopp comCiência é “Febre Amarela: causa e controle”. O encontro acontece no dia 20 de março, das 20 às 22 horas, no

Notícias

‘Precariado’ tende a se alastrar no Brasil como nunca antes, diz sociólogo

A emergência de novos tipos de relações de trabalho, em que limites de jornada são mais flexíveis e o rendimento, variável, é uma tendência “deletéria” para a população, avalia o

Notícias

Movimentos, partidos e ONGs lançam frente ampla por diretas já

São Paulo – Partidos políticos de esquerda, movimentos populares, centrais sindicais, religiosos, juristas, estudantes e organizações não-governamentais, reunindo mais de 55 entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil, de

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!