Fepesp inicia negociações no Ensino Superior
As negociações intersindicais da Campanha Salarial 2016 no Ensino Superior tiveram início nesta semana. Na última segunda-feira (15), a Fepesp, em nome de 26 sindicatos que representam 80% dos professores e grande parte dos auxiliares, se reuniu com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) na primeira rodada de negociação. Também estiveram presentes as duas outras federações que representam professores e auxiliares no Estado de São Paulo.
A primeira reunião teve como objetivo estabelecer o cronograma das negociações. A comissão coordenada pela Fepesp, atendendo à deliberação das assembleias, apresentou um rol de cláusulas cujas redações pretende manter, o que corresponde a quase 70% da Convenção Coletiva de Trabalho. Com a concordância das outras delegações sindicais, o representante patronal se comprometeu a responder e apresentar as modificações que pretende introduzir até a próxima quinta-feira.
Embora os grandes grupos educacionais tenham sido beneficiados por fusões, altas de mensalidades e programas governamentais, o assessor jurídico patronal fez alusão à conjuntura econômica e disse esperar que as negociações não se estendam por muito tempo, por temer que as mantenedoras tenham dificuldade em saldar diferenças salariais acumuladas.
Os representantes da Fepesp concordaram em acelerar o processo de negociação, propondo-se a realizar mais de uma reunião por semana, se for necessário. Ainda nesta semana haverá uma reunião das três federações para unificar as redações de cláusulas que pretendem modificar, conforme deliberação das assembleias.
A comissão da Fepesp é coordenada pelo professor Celso Napolitano e composta pelos professores Luiz Antonio Barbagli (São Paulo), Walter Alves (Santos), Ademir Rodrigues (Presidente Prudente), Andréa Arada (Guarulhos), Claudio Jorge (Campinas), Gentil Gonçales (Vales) e Nelson Valverde (ABC).
Ficou acordado que as três federações negociarão em conjunto e que todas as rodadas serão às segundas-feiras. Assim, os resultados da Campanha têm validade para a categoria dos professores e a dos auxiliares em administração escolar de todo o Estado de São Paulo.
Confira as próximas datas:
Ensino Superior (Semesp) – 22/02, 29/02, 07/03 e 14/03
Obs.: Para que todos os professores e auxiliares acompanhem de perto a Campanha Salarial 2016 no Ensino Superior, a Fepesp divulgará um boletim a cada rodada de negociação, além da constante atualização de notícias neste site e nas redes sociais.
Fonte: Portal Fepesp
Artigos relacionados
CUBA tem muito a nos ensinar!
Além das atividades de formação que realiza no Brasil e que atingiu mais de 11 mil participantes nos últimos 6 anos, o CES participa do Encontro Sindical Nossa América- ESNA,
Carta em defesa do Brasil, da Democracia e do Trabalho
A diretoria da Apropucc subscreveu o abaixo-assinado “Carta em defesa do Brasil, da Democracia e do Trabalho” que conclama o povo brasileiro à lutar em defesa da democracia, do trabalho
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!