Apropucc esteve no Planejamento Pedagógico do CCHSA
Nesta terça-feira pela manhã (16) a Apropucc esteve no Planejamento Pedagógico do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA).
Participaram da atividade a vice-presidente da Apropucc, Silvana Suaiden e os diretores, Cauê Nunes e Paulo Cosiuc.
Silvana aproveitou o momento para agradecer a direção do CCHSA pelo espaço cedido à entidade e parabenizar o encontro que permite a participação, a reflexão e o debate tão essenciais para o aperfeiçoamento da prática docente.
A dirigente explicou que alguns professores confundem a Apropucc com o sindicato, no caso o Sinpro Campinas, e destacou que o papel da Apropucc, como uma Organização por Local de Trabalho (OLT), é viabilizar a organização e unidade dos professores a partir do seu ambiente de trabalho, a PUC-Campinas.
Explicou também que o Sinpro e a Apropucc estão unidos, mas cumprem papéis diferentes e que o professor pode estar associado às duas entidades e não temer qualquer tipo de perseguição ou demissão, até porque muitos professores alocados na reitoria e na direção dos centros são associados à entidade.
“A Apropucc tem um trabalho político interno e chega aos lugares onde o sindicato nem sempre é capaz de acessar, porque temos como uma das nossas tarefas acompanhar, fiscalizar e contribuir com a realização da nossa Convenção Coletiva. Então se a convenção está sendo cumprida ou não, nós temos por tarefa observar e cobrar seu cumprimento. Mas nós precisamos contar com a participação dos professores porque somos poucos diretores dentro da entidade”, enfatizou a diretora.
Silvana lembrou que a Apropucc tem tratado, em audiências com a reitoria, as demandas da carreira docente, da avaliação de professores, do compartilhamento de disciplinas, entre outras questões de interesse dos professores. “Nós não queremos que cursos se fechem, mas também não queremos que o trabalho do professor seja precarizado com o excesso de alunos em sala de aula ou com a perda de aulas de vários professores. Nós sabemos que essa luta não é fácil e necessita de diálogo e da união da nossa classe”, disse a dirigente.
Campanha Salarial 2016
Na ocasião foi apresentado o panorama da Campanha Salarial deste ano que, devido à justificativa da crise econômica e política, se mostra desfavorável aos trabalhadores. O sindicato, assim como a Apropucc, acredita que a unidade e a participação dos professores nas assembleias e atividades convocadas para a data-base, são alternativas para o enfrentamento dessa conjuntura.
A diretoria da entidade defende também a unidade na luta contra a mercantilização da Educação, os ajustes fiscais e os ataques aos direitos trabalhistas.
Eleição do CONSUN
A Apropucc fez um chamado especial para que todos os professores votem na eleição para representante docente no Conselho Universitário (CONSUN).
O processo eleitoral se encerra nesta sexta-feira (19) e a votação é feita, exclusivamente, por meio eletrônico no Portal da PUC-Campinas.
Os docentes têm direito a um único representante no conselho, sendo fundamental que o eleito esteja comprometido com a defesa dos interesses dos professores.
Apropucc de portas abertas
Ao finalizar a intervenção da Apropucc, o diretor Cauê Nunes convidou todos para participarem das reuniões de diretoria da entidade. Os encontros são abertos e acontecem, quinzenalmente, às sextas-feiras, tendo como objetivo discutir as ações da associação no que diz respeito à defesa e ampliação dos direitos dos professores. Bem como, articular a luta em defesa da Educação e dos direitos da classe trabalhadora em parceria com o Sinpro Campinas e os movimentos sociais e sindicais no país.
“É fundamental a participação dos professores, pois as discussões são importantes para definir os rumos da nossa luta pela garantia de melhores condições de trabalho”, concluiu o diretor.
Nunes aproveitou para convidar os presentes para a posse da associação que acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 16h, na sede da entidade localizada no Campus I.
Sobre o autor
Artigos relacionados
Sinpro Campinas promove Encontro de Cultura e Educação indígena
Começa no dia 14 e vai até 21 de maio o Encontro de Cultura e Educação de Campinas e Região, numa promoção da cultura indígena e afro-brasileira, realizada pelo Sinpro
Rabeca Cultural discute Paisagens Culturais Campineira
A Rabeca Cultural, o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas” e a Apropucc convidam para a videoconferência “Paisagens culturais e a dimensão arquitetônica: engenhos e fazendas
“Mudanças na paisagem urbana do RJ nos tempos de D. João VI” é o tema da videoconferência da Rabeca Cultural
A Rabeca Cultural convida para a conferência online do projeto “Revisitando o Brasil, Viagens Contextualizadas. Do local ao Global/Do Global ao Local.” com o tema “Mudanças na paisagem urbana do RJ nos tempos
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!