Semana de palestras discute os rumos da educação brasileira
A pandemia de Covid-19 agravou a desigualdade educacional historicamente observada no Brasil, criou novos problemas e está exigindo de nós outras formas de luta pelos direitos dos estudantes e dos trabalhadores da educação.
Buscando debater questões desta ordem acontece a “1ª Semana de Educação Augusto Buonicore”, de 27 e 28/05, com organização do Organismo de Base dos Educadores do PCdoB.
O evento será realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, localizada na Rua Ferreira Penteado, 460, no Centro de Campinas/SP.
O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados que queiram debater os rumos da educação brasileira. A transmissão será feita pelo canal PCTV no YouTube. Mas se você quiser participar de forma presencial, CLIQUE AQUI para fazer a sua inscrição.
Augusto Buonicore foi um comunista e historiador que muito contribuiu para a compreensão da história das lutas sociais no Brasil. Foi um pesquisador e militante comprometido com superação das injustiças e opressões de todas as ordens. Este evento se realiza, também, em sua homenagem.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27/05 (sexta feira) – 19h
Abertura
Homenagem a Augusto César Buonicore
Mesa de Abertura: “Crise do capital e seus impactos na educação: construindo a nova ordem socialista”
Luiz Carlos de Freitas
Mediadora: Alexsandra Andrade Neves
Dia 28/05 (sábado) – 9 às 11h30
Mesa: “Trabalhadores da educação: condições de trabalho, salários, carreiras, formação”
Madalena Guasco Peixoto
Conceição Fornasari
Mediação: Helena de Freitas
Dia 28/05 (sábado) – 13h30 às 16h
Mesa: “Educação e formação humana: qual escola para qual sociedade?”
Nereide Saviani
Sônia Regina Ferreira de Oliveira
Mediação: Marina Cruz
PALESTRANTES
Luiz Carlos de Freitas
Pós-doutorado em Educação. Professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas.
Madalena Guasco Peixoto
Doutora em Educação. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CNTE) entre 2003 a 2016. Foi Membro efetivo do Fórum Nacional de Educação e atualmente compõe a Diretoria Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical (CPLP Sindical).
Conceição Fornasari
Mestre em História. Professora (licenciada) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Presidente do Sindicato dos Professores de Campinas e Região.
Nereide Saviani
Graduada em Pedagogia. Doutora em História e Filosofia da Educação, com experiência na docência na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de Santos. Atualmente é Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.
Sônia Regina Ferreira de Oliveira
Mestre em Educação. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Campinas (aposentada). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Paulínia.
Fonte: com informações do Organismo de Base dos Educadores do PCdoB
Artigos relacionados
Dieese lança coleção de livros sobre greves
Em comemoração aos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), serão lançados em dezembro de 2015 os dois primeiros volumes da coleção “Por que cruzamos os
Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo
Depois de suspender contratações do Minha Casa Minha Vida e suspender novas vagas para Pronatec e Fies, o governo interino bloqueou o sistema de cadastro para o sistema que ensinaria
Pequisa aponta agravamento das desigualdades sociais para a população negra
O combate às desigualdades sociais no Brasil tem sido objeto de estudiosos e formuladores de políticas públicas envolvidos no diagnóstico e na execução de medidas para sua redução. Entre as
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!