Novo apagão na ciência? Governo Bolsonaro anuncia mudança na plataforma Lattes
No ano passado, a base de dados acadêmicos ficou quase um mês fora do ar após pane no servidor do CNPq
O governo Bolsonaro, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu um comunicado onde informa que a partir desta segunda-feira (16) o acesso aos sistemas de Diretórios de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irá mudar.
Segundo o governo, “será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas”.
O comunicado também esclarece que “as credenciais serão as mesas já utilizadas no Currículo Lattes”.
Diante de tal mudança e com temor de que ocorra um apagão de dados semelhante ao do ano passado, pesquisadores emitiram alertas e sugeriram a todos que utilizam as referidas plataformas, que façam o download de seus respectivos currículos Lattes.
A pesquisadora Debora Diniz usou a suas redes sociais para alertar a comunidade científica e também sugerir que façam download de seus dados referentes a trabalhos acadêmicos.
Como salvar os seus dados acadêmicos
A partir do alerta, alguns pesquisadores compartilharam nas redes como fazer o download do currículo Lattes em word, reproduzimos abaixo:
1 – Acesse a sua conta em “atualizar currículo”;
2 – clique, no canto esquerdo, na parte inferior da tela, em “EXPORTAR CURRÍCULO”;
3 – ao abrir uma segunda tela, clique em “Exportar arquivo para (RTF)”, clique em confirmar;
4 – na tela seguinte, clique em “Selecionar todos”, no canto superior de sua tela, clique em confirmar. Pronto, depois que o arquivo estiver baixado, abra-o através do word (basta selecionar o arquivo com o botão direito do mouse e escolher o programa que deseja abri-lo, selecione o word).
Fonte: portal da Revista Fórum (texto e fotos)
Artigos relacionados
Nota da Apropucc em Defesa do Estado Democrático de Direito
A Apropucc desde a sua fundação, em 1978, se colocou em defesa da democracia. Então, diante da atitude do presidente Bolsonaro, de incentivar o fim da separação e independência dos Poderes Executivo,
Lançamento do Plano Popular de Emergência em Campinas
Desde quando a democracia foi duramente atacada com o golpe que tirou a presidenta Dilma Rousseff, a situação econômica, institucional e política só se agravaram. Hoje, diante do agravamento de
Abraço coletivo no Hospital da PUC-Campinas
Em agosto, a prefeitura do município de Campinas anunciou um corte no repasse da verba mensal destinada ao Hospital da PUC-Campinas (HMCP). Estima-se que o valor suprimido poderá chegar a
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!