Roda de Conversa | Mulheres e suas Lutas: na Música e na Vida
Nesta sexta-feira (25), às 18h, vamos realizar o Evento Cultural “Mulheres e suas lutas: na música e na vida“, com a historiadora feminista, Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel, a Carô.
Também estarão nesta roda os professores Maria Clotilde Lemos Petta, Silvana Suaiden, Alexandro Sgobin e o jornalista Bruno Ribeiro.
A roda de conversa debaterá a vida e obra de compositoras brasileiras numa perspectiva feminista, mostrando a importância da colaboração das mulheres no campo da canção popular, em especial no século XX e XXI.
Vamos falar sobre o esquecimento da memória nacional de cantoras e compositoras brasileiras que deixaram suas marcas, mas não tiveram o merecido reconhecimento. Serão ouvidas canções e comentadas as trajetórias de algumas dessas mulheres.
Essa roda de conversa tem realização do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO), da Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC) e apoio do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).
Assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-t6Eqy0UhKo
SOBRE CARÔ
Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel, a Carô, é historiadora feminista. Foi violonista e cantora até 1992. É doutora em História Cultural pela Unicamp, onde fez sua formação até o pós-doutorado, no qual pesquisou as compositoras brasileiras com apoio da FAPESP.
Dedica-se à pesquisa e divulgação da canção popular brasileira. É pesquisadora colaboradora junto ao Departamento de História do IFCH/Unicamp e membro do coletivo de historiadores Amotinália.
Artigos relacionados
Boletim da Apropucc – 02/2016
Baixe aqui o Boletim Apropucc – 02/2016, de 28 de Novembro de 2016.
Festejo Julino: Arraial da Democracia
A Frente Brasil Popular Campinas e Região, que é composta por diversas organizações e movimentos sociais, entre elas a Apropucc, convida você a participar do “Arraial da Democracia”. Será dia
Sinpro: em pauta a Prestação de Contas e a devolução do Imposto Sindical
O Sindicato dos Professores de Campinas e Região convoca todos os professores de sua base territorial a participarem, no dia 10 de junho (sábado), às 9h, da Assembleia Geral Ordinária
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!