IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia.
Desta vez o tema do encontro será “Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação”. O prazo limite previsto para a submissão dos resumos é o dia 15 de outubro deste ano.
Estarão presentes como conferencistas os convidados: Adela Cortina – Universidade de Valência-Espanha, João Vila-Chã – Pontifícia Università Gregoriana – Itália e Ramos Horta – Prêmio Nobel da Paz – Timor (a confirmar).
Cada um destes acadêmicos e educadores encabeçará um dos subtemas do Congresso.
Todos os acadêmicos, educadores, pesquisadores e profissionais ligados à formação em geral estão convidados a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do Congresso Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação, nas áreas discriminadas:
- Educação, justiça e direitos na visão Inaciana;
- Educação, sociedade digital e direitos humanos;
- Educação, tolerância e religião;
- Políticas educativas, justiça escolar e democracia;
- Política educacional e diversidade cultural e social;
- Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos;
- Justiça, memória e identidades;
- Educação e justiça ambiental;
- Direitos como discurso, direito à língua e comunicação;
- Direitos humanos, artes e cultura de paz;
- Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias;
- Dignidade, ética e educação em direitos humanos;
- Direitos humanos, ética e transumanismo.
O congresso será feito na modalidade presencial, na Universidade Católica Portuguesa em Braga/Portugal. Para obter mais informações sobre inscrição, pagamento e os painéis temáticos previstos no encontro acesse o site do congresso, clique aqui.
Apresentação do Congresso
O IV Congresso Internacional de Pedagogia é um espaço aberto à reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, num tempo conturbado e incerto, sujeito a transformações sociais, políticas, tecnológicas e cognitivas profundas que não deixam de nos surpreender quase diariamente.
A par dessas transformações, somos confrontados com uma interpelação constante às nossas crenças, às nossas ideologias, às nossas verdades, nomeadamente sobre o lugar da educação, da justiça e dos direitos humanos na vida das pessoas e das sociedades, uma vez que as antigas certezas que ancoravam aqueles conceitos, que pareciam inabaláveis, parecem hoje desvanecer-se também.
Este Congresso visa propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos e investigações sobre o lugar e o papel da Educação na promoção e efetivação da justiça social, cultural e política, assim como dos direitos humanos numa perspectiva crítica e transformadora.
O Congresso tem como destinatários acadêmicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares, e todos os interessados na temática da Educação, Justiça e Direitos Humanos.
Artigos relacionados
TRT mantém decisão e anula alterações na carreira docente da PUC-Campinas
Em 2006, entrou em vigor o novo plano da carreira docente da PUC-Campinas que, dentre outras mudanças, estabeleceu que as horas-pesquisa, antes chamadas horas-dedicação, valeriam 60% do valor referência da
10 de Novembro: Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações
Na próxima sexta-feira (10), a partir das 17h, no Largo do Rosário, acontece o ato pelo “Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações” em Campinas. A mobilização nacional acontece na véspera
MIS Campinas realiza ciclo de cinema “Mulheres na Direção”
O ciclo “Mulheres na Direção”, promovido pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), apresenta documentários recentes dirigidos por mulheres. O objetivo da mostra é destacar a contribuição das mulheres à produção
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!