RABECA CULTURAL | Estão abertas as inscrições para o curso online “Aprenda a Escrever um Artigo Científico”
A Rabeca Cultural convida para o curso “Aprenda a Escrever um Artigo Científico” com a Profa. Dra. Juliana Gesuelli Meirelles. Será dias 10, 17 e 24 de abril e 8 e 15 de maio (sempre aos sábados), das 9 às 13h, por meio de videoconferência no Zoom Meeting.
Serão 20h de curso com certificação a ser emitida pela Rabeca Cultural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
10/04 – 1º Encontro (4 horas)
Da introdução das questões teórico-metodológicas à circunscrição de um objeto de pesquisa
Os pressupostos básicos do universo da pesquisa acadêmica, tendo como foco da apresentação os seguintes tópicos:
– Definições teóricas centrais dentro das Ciências Humanas que nos auxiliem a refletir sobre a escolha de um objeto de estudo que perpasse seus interesses pessoais e contribua para a sua formação acadêmica.
– Das diferentes etapas às especificidades da estruturação de um trabalho monográfico: Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e artigo científico.
17/04 – 2º Encontro (4 horas)
Pesquisa & legitimação do conhecimento científico
As diversas possibilidades de pesquisa dimensionando a confiabilidade informacional do conteúdo científico. Para tanto, conheceremos:
– Avaliação informacional na Ciência: revistas científicas e a avaliação por pares e o processo de validação do conhecimento.
– Fontes de Informação: das suas particularidades (fontes primárias, secundárias e terciárias) que perpassam o processo de escolha do objeto de estudo até conclusão da escrita do trabalho acadêmico.
** Neste encontro teremos como convidado o bibliotecário Davi Armando dos Santos, editor-chefe da Revista Científica Indicium [@revista.indicium].
24/04 – 3º Encontro (4 horas)
Leitura e interpretação de textos acadêmicos
Neste terceiro encontro será apresentado os cinco níveis de leitura e interpretação acadêmica.
A partir da discussão de um artigo científico que terá sido escolhido e lido pela turma na aula anterior com base nos pressupostos científicos apresentados, discutiremos a importância do reconhecimento das diferentes estruturas da escrita científica, a saber:
a) Temática e objeto de estudo;
b) Debate historiográfico;
c) Utilização e análise de fontes documentais;
d) Argumentação, investigação, reflexão e apresentação dos resultados.
08/05 – 4º Encontro (4 horas)
Mentoria I: escrevendo o seu artigo científico
Neste penúltimo encontro você terá a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso tendo a mentoria individual e coletiva.
A partir da leitura e discussão coletiva entre os integrantes, é possível aperfeiçoar a escrita na busca pela excelência profissional e acadêmica.
15/05 – 5º Encontro (4 horas)
Mentoria II: debatendo o seu artigo científico
Neste último encontro trabalharemos em grupos de dez participantes com duração de uma hora de discussão.
Nesta mesa-redonda online, teremos uma breve apresentação de cada artigo tendo como objetivo a constatação do aprendizado, que prima pela comprovação dos argumentos científicos apresentados a partir de uma escrita que preze pelas regras acadêmicas.
BIBLIOGRAFIA GERAL
- BURKE, Peter (org). A escrita da história. (trad.) São Paulo, UNESP, 1992.
- CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2002.
- ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. – São Paulo: Perspectiva, 2008.
- CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (org.) Domínios da história. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
- DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. (trad.) Rio de Janeiro, Graal, 1986.
SOBRE A PROFESSORA
Juliana Gesuelli Meirelles é doutora em História pela Unicamp, com graduação em História pela mesma Universidade e em Jornalismo pela PUC-Campinas.
Desde 2014 é docente da PUC-Campinas e desenvolve práticas de formação voltadas à pesquisa e escrita acadêmicas.
Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em História Social da Cultura Escrita pela USP, sendo também pesquisadora colaboradora no Centro de Memória da Unicamp.
Publicou livros e artigos autorais e em co-organização com outras profissionais da área, dos quais se destacam: “Imprensa e Poder na Corte Joanina: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821)”, Ed. Arquivo Nacional, 2008 e “Política e Cultura no Governo de D. João VI”, Ed.UFABC, 2017.
INVESTIMENTO
O investimento no curso é de R$ 720,00 (à vista) ou R$ 810,00 (divididos em três vezes). Para alunos da Profª Juliana Gesuelli Meirelles fica por R$ 680,00 (à vista) ou R$ 720,00 (divididos em três parcelas).
Para mais informações ou inscrições entre em contato pelo Celular/WhatsApp (19) 997206186.
PARCERIAS
- Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas)
- IHGG (Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas)
Artigos relacionados
“Mostra Luta!” completa 10 anos
“Mostra Luta!” completa 10 anos e vai oferecer uma programação gratuita e diversificada, que inclui teatro, música, exposições, rodas de conversa, exibição de filmes, entre outras atividades, em diversos espaços culturais de Campinas, entre
Tudo o que você precisa saber sobre redução de carga horária
As Convenções e Acordos coletivos de trabalho proíbem a redução imotivada no número de aula dos (as) professores (as). Segundo os documentos, a redução de carga horária é apenas possível
DIAP e Anfip lançam livro sobre a reforma da Previdência
Em meio às manifestações contra a reforma da Previdência (PEC 287/16) do governo Michel Temer (PMDB), o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!