Movimentos sociais lançam a Frente Povo Sem Medo em Campinas
Será realizada em Campinas a plenária de lançamento da Frente Povo Sem Medo, movimento nacional integrado por mais de 30 entidades sindicais, movimentos sociais e culturais, sem-teto e comunidades de base da Igreja Católica. Será nesta quarta-feira (27), às 19h no CIS Guanabara, localizado na Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo.
Na ocasião haverá a apresentação do manifesto da frente, a análise da conjuntura nacional e os preparativos para a Jornada Nacional pelo Fora Temer. O evento também contará com a intervenção da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos.
A frente tem como objetivo as mobilizações contra o ajuste fiscal e o conservadorismo e, principalmente, a resistência aos retrocessos impostos à classe trabalhadora pelo governo Federal.
Convocatória “Povo Sem Medo Campinas”
Somos o Povo Sem Medo! Somos trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias, nas ruas, nos escritórios, nas lojas, nos palcos; moradores e moradoras de ocupações, de periferia, do centro, de aluguel; estudantes secundaristas, universitários; desempregados; mulheres, e homens, indignados e indignadas contra os golpes contra o povo brasileiro.
Passado um mês de governo do golpista de Michel Temer e de seu ministério de homens brancos e ricos, aqueles que ainda duvidavam de seu direcionamento já não tem o que questionar: trata-se de um governo conservador, entreguista e anti-popular que visa, por meio de uma retirada sistemática de direitos, aumentar ainda mais os sofrimentos e a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras.
Sem vacilar, no dia seguinte à sua posse, o governo ilegítimo iniciou uma série de ataques ao patrimônio e às conquistas históricas do povo brasileiro: extinguiu ministérios voltados às maiorias oprimidas e exploradas do país, anunciou uma reforma da previdência que nos fará trabalhar mais por menos, encaminhou a entrega da Petrobrás e do Pré-Sal às transnacionais, anunciou o congelamento por 20 anos do gasto público, o desmonte do SUS, entre outra série de medidas que compõe sua “Ponte para o Abismo”.
Diante de tanto cinismo e violência, só há uma forma de se relacionar com este governo: lutando para derrubá-lo! É o momento de fortalecer a luta na região de Campinas, uma região estratégica de grande importância social e econômica para o Brasil, pois além da grande concentração populacional, abriga um grande número de trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas com sindicatos combativos, trabalhadores e trabalhadoras nos serviços além dos informais; a maior ocupação urbana do Estado de São Paulo – a Vila Soma; uma experiência exemplar sob controle operário na indústria – a Flaskô; a maior refinaria da Petrobrás, onde os petroleiros atuam de maneira combativa; um movimento estudantil que neste momento ocupa a reitoria da UNICAMP; um movimento cultural ativo e crítico, entre outros movimentos.
Abaixo confira a íntegra do Manifesto da Frente Povo Sem Medo:
Artigos relacionados
Terceirização precarizará condições de trabalho dos professores
Projeto representa uma ameaça real aos direitos adquiridos pela categoria, como semestralidade, bolsa de estudos e hora atividade A terceirização irrestrita, aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 22 de
ENSINO SUPERIOR – Assembleias deliberam, Sindicatos unificam pautas de reivindicações
Sindicatos da Fepesp organizam pauta unificada em preparação às negociações da Campanha Salarial do Ensino Superior em 2023, mobilização para garantir direitos, apoiar negociadores e não ficar esperando cair a
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!